Governo de Goiás

Agência Goiana de Habitação

Procure o que você precisa:
Terça, 23 de Dezembro de 2014
Notícias
Agehab cadastra famílias do Bairro Floresta
05/02/2013 11h22 - Atualizado em 26/03/2013 14h37

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Marcos Abrão Roriz abriu ontem na Igreja Restauração Sal da Terra, do Bairro Floresta, a primeira de uma série de reuniões que a Gerência de Regularização Fundiária (Gereg) e a mobilização comunitária da Agehab vão promover em bairros em que o Programa Casa Legal atua. O objetivo é esclarecer dúvidas de lideranças locais em relação aos processos. Na reunião, que contou com a participação do Diretor de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Tércnica, Luciano Alves Pereira e do assessor de Regularização Fundiária da Agência, Murilo Mendonça Barra, Marcos Abrão informou aos moradores e lideranças do bairro que a partir do dia 18 deste mês, equipes da Agência Goiana de Habitação (Agehab) vão percorrer 1.610 residências do Bairro Floresta, na Região Noroeste de Goiânia, com o objetivo de cadastrar as famílias para regularização fundiária do bairro, com o programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão, implantado pelo Governo Marconi Perillo em julho de 2011.

O presidente da Agehab explicou ainda as ações que serão desenvolvidas com o Casa Legal e fez um apelo às famílias para que façam o cadastramento. Ele lembrou que as “famílias que atenderam ao nosso primeiro chamamento no São Domingos já receberam as escrituras”.  Foi o que aconteceu com Joaquim Amâncio, o Tio Joaquim, que compareceu a reunião para dar seu depoimento sobre o processo de regularização. “Hoje tenho a certeza de que minha casa me pertence. Quando a Agehab começou o processo no São Domingos, poucos acreditaram. Houve quem dissesse que se a escritura saisse, a comeria. E eu respondi que ele pode  comer a dele, não a minha”, brincou.

Na avaliação do presidente Marcos Abrão Roriz, o  Casa Legal veio para resolver um problema crônico. Precisamos da colaboração dos moradores para que o programa avance. Nossa meta é regularizar toda a região Noroeste”, frisou.  São 18,5 mil imóveis distribuídos em 13 bairros.

Zezulino Rodrigues Moreira, 72 anos, presidente do Conselho Local de Saúde do Bairro Floresta, Boa Vista e São Domingos, elogiou o trabalho que vem sendo feito pela Agehab no bairro. Segundo ele, a Agehab “realmente abraçou a região. Os moradores estão muito confiantes no bairro, investindo mais. Cada etapa do trabalho que avança é um alento para a comunidade, que está sendo muito bem informada”, avaliou.

Na reunião de ontem, Marcos Abrão Roriz fez um balanço das ações já desenvolvidas, a exemplo da conclusão do levantamento topográfico de toda a região e a confecção dos mapas para envio à Prefeitura de Goiânia. Ele explicou que a escritura é gratuita para as famílias com renda de até quatro salários mínimos.  

O presidente disse ainda que os cadastradores da Agehab estarão devidamente identificados e uniformizados. As equipes passarão de casa em casa. O assessor de Regularização Fundiária da Agência, Murilo Mendonça Barra, reforça que o cadastro feito presencialmente no imóvel é uma facilidade para o morador e também etapa necessária para verificar se o imóvel não é alugado ou cedido. “Verificamos se o beneficiário está realmente vivendo na casa”.

A nova frente de trabalho que está sendo aberta no Bairro Floresta começou a entregar na manhã de hoje, de casa em casa, uma lista com a relação dos documentos necessários para a montagem do processo de regularização de cada família. Para o cadastro, o morador deve apresentar Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Renda, Certidão de Nascimento dos filhos, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito (se for o caso); além de documentos que comprovem a posse, como conta de água, energia ou telefone, carnê do IPTU, termo de assentamento ou contrato de compra e venda e comprovante de renda. “Com a lista de documentos na mão, os moradores podem providenciar as fotocópias que facilitarão o trabalho de cadastramento que começa no dia 18”, frisou Marcos Abrão.

 

Rua 18-A n541 - Setor Aeroporto - Goiânia - Goiás - 74.070-060

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento